[Mamãe na Prática] - Como dar banho em um bebê recém -nascido?

by - fevereiro 12, 2018


Mamães, uma das coisas que mais me assustou foi pensar em dar banho na minha bebê, depois do nascimento rss.

Eu ficava tentando imaginar como é que eu ia fazer para passar shampoo, sabonete, virar ela molhada... e para tirar da banheira e por na toalha?? Meu Deus, só de pensar me dava um frio na barriga. Esse foi um ponto que me deixou realmente insegura.



Por causa disso, comecei a procurar dicas de como dar banho, principalmente nos primeiros dias, que nossos babys são mais molinhos.

E no meio das minhas pesquisas (devo ter assistido uns 30 vídeos rss, lembre-se que adoro pesquisar), encontrei um vídeo de uma enfermeira ensinando os pais como dar o banho!

Achei esse vídeo fantástico, pois em um primeiro momento, ela faz um charutinho no bebê com a toalha de banho ou uma fralda, limpa o rostinho e lava a cabecinha.

Depois, ela retirar a toalha, a fralda e dá um banho no corpinho do bebê!

Achei isso o máximo, pois me ajudou a criar mais confiança, já que parte do banho era feita com ela fora da água.

E por causa do charutinho, ela ficava super firminha!

Eu dei banho assim até ela começar a se mexer mais e não ficar mais parada no charutinho e embaixo do meu braço. A partir daí, dei o banho de forma tradicionais. Mas nesse momento, ela já estava mais firminha e eu com mais segurança =D

Ah! E outras coisas que ví outras mamães sempre orientando é deixar tudo a mão e no jeito, antes de começar a dar banho.

Então, antes do banho, eu ia para o banheiro e começava a arrumar tudo. No caso, eu dava banho na banheirinha dela, mas no box mesmo.

- Montava a banheira e enchia com água morna ou mais quentinha, para os dias de frio. Sempre usei água de 37,5 a 38 graus e conferia a temperatura sempre com um termômetro.

- Colocava o shampoo no suporte da banheira para ficar à mão, e sempre via se ele estava aberto. Até os 2 meses eu usei o Shampoo Sabonete da cabeça aos pés da Johnson & Johnson. Porque assim, usava o mesmo produto para lavar a minha bebê toda.


- Colocava a toalhinha dela no suporte de toalha do banheiro e certinha para pegar.
-No quarto, deixava a fralda já aberta, a roupinha que ia por nela, uma fraldinha de boca por perto, a pomada ou o talco no jeito e a escovinha de cabelo. Também deixava o álcool e o cotonete para limpar o umbigo. E se tiver alguma coisinha como aspirador nasal, conta gotas e remedinho que serão necessários, já deixe tudo lá!

(Eu sempre coloquei uma toalha dobrada para colocar a cabecinha da minha bebê. 
Assim, ela não fica deitada reta.)

(em dias de frio, coloco essa mantinha no trocador, 
para ajudar a deixar quentinho para ela)

- E antes de pegar ela, via se não era necessário fechar janelas e portas, para cortar o vento.

E pronto! Pegava minha mocinha para o banho!
Esse checklist é super útil, pois pegar algo ou arrumar algo com o recém-nascido no colo, é bem complicado.

Hoje a minha filhota está com quase 6 meses, mas ainda faço esses mesmos passos todos os dias :)

Ah! Vou deixar o link do vídeo que comentei:

Canal Baby Lovers Brazil

Beijos para todas!
Heidy (mãe da Nana)
Sakura Origami Ateliê




INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA

Receba o resumo mensal das novidades da Sakura Origami Ateliê: Lançamentos e promoções,  vídeos de faça você mesmo, posts da "mamãe na prática" e muito mais.

* indicates required

You May Also Like

0 comentários

Muito obrigada pela sua visita!