diy

Como fazer o NÓ CHINÊS da sorte? Macramé chinês

23:08


Você já viu aqueles móbiles para pendurar no retrovisor do carro, e que sempre tem uma parte feita com um monte de fios formando um desenho e que é super bonito? Pois então, essa peça toda desenhada é chamada de "nó chinês" ou "nó decorativo chinês".


O nó chinês é feito com uma técnica milenar chinesa e sua principal característica é o entrelaçamento manual dos fios, formando diversos desenhos.

Além de ser uma peça decorativa, o nó possui uma simbologia muito profunda na cultura chinesa, que faz parte de toda a história desse país.

Em chinês, nó fala-se "jie" que significa harmonia e união. Por essa palavra ter um som parecido com "ji", que significa boa sorte, o nó chinês está sempre presente simbolizando felicidade, a longevidade boa sorte e a prosperidade.

Eles estão presentes em toda a cultura chinesa e toda a sua história, fazendo parte de vestuários, decorações de ambiente, de festas, peças artesanais e peças pessoais usadas no dia a dia.

Existem vários modelos de nó chinês, e aqui vamos mostrar um deles, o que usamos e fazemos em nosso ateliê :)

Esse modelo ficou conhecido como "Nó Chinês da Boa Sorte" (chinese good luck knot).


Aqui no Brasil, essa técnica também é conhecida como "Macramé Chinês", por lembrar o macramé tradicional. Eles são muito usados pelos artesãos na montagem de peças decorativas e bijuterias.

Muitas pessoas nos perguntam como fazer esse nó. Por isso, resolvemos fazer um vídeo mostrando passo a passo, de como fazê-lo usando as mãos, sem a necessidade de ferramentas auxiliares.

Segue abaixo:




Se você gostou do vídeo, dê um "Joinha"!
E inscreva-se no nosso Canal no Youtube para receber as novidades :)

Beijo grande!

Ass Keithy e Heidy
Sakura Origami Ateliê

---------
Referências:
http://www.comocriarbijuterias.com.br/tecnica-de-nos-chineses-para-bijuterias/
https://aoikuwan.com/2012/02/02/os-nos-chineses/


Leia também:

0 recadinhos

Muito obrigada pela sua visita!