1000 tsurus

O que é Tsuru? E os mil Tsurus? Significado e história.

agosto 15, 2016

O Tsuru é uma ave de origem japonesa, considerada sagrada nesse país. 

Dentro do origami (a arte de dobrar o papel), o tsuru é uma das dobraduras mais conhecidas e belas dessa arte.


Diz a lenda japonesa que o tsuru vive mil anos. Por esse motivo, se dobrarmos mil tsurus, sempre pensando no desejo a cada dobra, ele é realizado. 

O Tsuru simboliza longevidade, saúde, felicidade, prosperidade e sorte. Por isso, ele está presente em decorações de casamentos, eventos e como lembranças de nascimento e ocasiões especiais.

Mas, o tsuru ficou conhecido mundialmente após a história de Sadako Sasaki, de 12 anos. Após a explosão da bomba em Hiroshima, Sadako começou a ficar muito doente em consequência da radiação da bomba.

Durante seu tratamento, foi incentivada por amigos a fazer os mil tsurus, para sua cura. Sadako, então, iniciou suas dobras. Mas, como a doença era muito grave, Sadako parou de pedir a sua cura e começou a pedir pela paz mundial.




Ela faleceu antes de completar os mil tsurus. Com isso, seus amigos finalizaram os tsurus em seu nome. O gesto de Sadako, de dobrar os mil tsurus pedindo a paz, ficou conhecida em todo o mundo.

Algum tempo depois, um monumento foi construído na Praça Memorial da Paz, em Hiroshima,baseado na história de Sadako. Nesse local, pessoas de todo o mundo levam seus mil tsurus para serem colocados.

Se você quiser fazer os mil tsurus, mas ainda não sabe dobrá-lo, clique aqui e assista a esse vídeo em que ensinamos passo a passo.

Link do vídeo: https://youtu.be/1bDWKtDtk3E

Lembre-se de a cada dobra que você fizer, ter o seu desejo em mente!

Há milenios, o tsuru está rodeado por lendas, histórias, magia e energia boa. Por isso, ele encanta gerações e gerações.


Por causa dessa energia boa, nós trabalhamos com os tsurus em nosso ateliê, montando decorações e lembrancinhas, para diferentes ocasiões.

Nós tivemos a alegria de aprender a dobrar o tsuru com nossa avó paterna (Dona Laura). Quando tínhamos 10 anos (Keithy) e 5 anos (Heidy), ela nos ensinou. Lembro de ela estar fazendo seus tsurus na sala de sua casa, deitadinha no sofá. Então, ela nos deu um papel quadrado e começou a nos ensinar. Desde aquele momento, dobrávamos com frequência, por hobby.

Até que há 8 anos, como um presente do Universo, o nosso hobby virou nossa profissão. Hoje em dia dobramos uma média de 10 mil tsurus por ano. E todos esses tsurus são dobrados por nós duas (Keithy e Heidy).

Nós buscamos fazer cada tsuru com bastante energia e direcionando sempre energia boa para a pessoa que os encomendou. 

Em todas as lembrancinhas, sempre colocamos um explicativo sobre o Tsuru. Assim, todos saberão seu significado:


"O Tsuru é uma ave de origem japonesa e sua figura é uma das mais populares e belas dentro do origami, simbolizando a Paz, a Saúde, a Longevidade e a Fortuna. 
Presentear uma pessoa com enfeites de Tsuru significa desejá-la os mais sinceros 
sentimentos de felicidade."



Temos a alegria de levar essa magia para a vida de muitas pessoas.
Seja bem-vindo (a) ao mundo mágico do tsuru!

Se você tem interesse em aprender a fazer o Tsuru, acompanhe os vídeos que oferecemos no nosso canal no Youtube:


Link: https://www.youtube.com/SakuraOrigamiAtelie

Agora, se você está precisando encomendar algum produto com Tsuru, visite nossa loja virtual:

Link: http://loja.sakuraorigami.com.br/

Beijo Grande,
Ass: Keithy e Heidy


------
Referências:
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Origami
Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Memorial_da_Paz_de_Hiroshima
Significados: http://www.significados.com.br/tsuru/


Leia também:

0 comentários

Muito obrigada pela sua visita!